Ex-Gordo | Foto: Patricia Cividanes
Ex-Gordo | Foto: Patricia Cividanes

Estreia no dia 24 de outubro quinta-feira, no Auditório do Sesc Ipiranga, Ex-Gordo, primeira produção da Agência Fática, empresa comandada por Bruno Motta Mello e Verônica Domingues com especialidade em assessoria de imprensa teatral. Fazendo parte do projeto Teatro Mínimo, pensado pelo Sesc, Ex-Gordo é uma reflexão acerca da figura de uma pessoa gorda na sociedade contemporânea.

Narrando a trajetória de isolamento de um homem que acaba de passar por uma cirurgia bariátrica e contrata um grupo de atores para encenar, em seu apartamento, as personagens bizarras que surgem em sua mente, num flerte com o absurdo e o metateatro.

Escrita pelo ator, diretor e dramaturgo Fernando Aveiro, o espetáculo nasceu a partir de uma cena pensada pelo autor para se apresentada em 2011 no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho, sobre a relação de um homem gordo e religioso e uma travesti. Em Ex-Gordo, Aveiro (também protagonista e diretor do espetáculo) busca explorar a linguagem do metateatro colocando o público como parte da ação desta personagem isolada em seu apartamento buscando formas de se conectar consigo mesmo para tentar se relacionar com a sociedade.

Com elenco formado ainda por Bárbara Salomé, Camila Biondan, Humberto Caligari e Murilo Inforsato, o espetáculo cumpre curta temporada de 24 de outubro até 17 de novembro, de quinta-feira a domingo, com sessões às 21h30 (quintas e sextas), 19h30 (sábados) e às 18h30 (domingos). No dia 27 de outubro, domingo, não haverá sessão, enquanto no dia 15 de novembro, sexta-feira, a sessão acontece às 18h30.