Las Orientales - Foto: Kity Feo
Las Orientales - Foto: Kity Feo

Atriz, dramaturga e diretora brasileira filha de pais uruguaios, Paula Cohen foi investigar suas raízes para dar vazão a Las Orientales, espetáculo cênico-musical que abre a programação do Ciclo Narrativas Uruguaias, festival no qual estabelece pontes entre as culturas brasileira e uruguaia através de uma série de palestras, cursos e bate-papos sobre cinema, teatro e roteiro.

Encabeçado pela própria Cohen ao lado de Jiddu Pinheiro e Yael Steiner, o ciclo será aberto no dia 18 de outubro no Centro Cultural B_arco, em Pinheiros, e contará em sua programação com um uma série de debates acerca da literatura e do cinema rio-platense. Entre os participantes estarão a diretora e roteirista Lucia Garibaldi, a produtora de cinema Yael Steiner, o diretor de arte Rodrigo Martirena Beloso, o cineasta César Charlone e Inés Bortagaray, a escritora e roteirista responsável pelo roteiro de A Vida Invisível, filme de Karin Ainouz que representará o Brasil na corrida pelo Oscar.

Com ingressos gratuitos (com exceção dos cursos oferecidos), o Ciclo de Narrativas acontecerá de 18 a 28 de outubro, com ingressos gratuitos distribuídos com uma hora de antecedência antes de cada evento.

O primeiro, Las Orientales, peça escrita, dirigida e estrelada por Paula Cohen, conta a trajetória de três célebres poetisas uruguaias desde o século 20, Delmira Agustini, Idea Vilariño e Marosa Di Giorgio. Cohen dividirá a cena com a multiartista Natalia Mallo.

Confira abaixo a programação completa:

Espetáculo teatral

Las Orientales, de Paula Cohen

Quando: Dia 18 de outubro, às 21h.

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes.

Bate-papo aberto

O Cinema Uruguaio

Participantes: Inés Bortagaray, Lucia Garibaldi, Yael Steiner, Rodrigo Martirena Beloso, Diego Rosemblat, César Charlone e Paula Cohen.

Quando: Dia 21 de outubro, às 20h.

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes.

Arena inspiradora

Núcleos Criativos Latino-americanos – A transversalidade da literatura e do audiovisual

Quando: Dia 28 de outubro, às 20h.

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes.