Adriana Partimpim | Foto: Divulgacao
Adriana Partimpim | Foto: Divulgacao

Estreia amanhã, 02 de novembro, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, Baile Particumdum, musical infanto-juvenil baseado em Partimpim 2 disco lançado por Adriana Calcanhotto em 2009 que marca o segundo volume de sua série de discos infantis, assinados por seu heterônimo Adriana Partimpim.

No espetáculo, com direção dividida entre Inez Viana, Mariana Lima e Renato Linhares, a jovem Isabel, por meio de sua paixão pelos livros, descobre o primeiro amor pelo príncipe Alexandre, que sumiu no dia de sua coroação. O principal suspeito do desaparecimento é um Leão, que Isabel enfrentará ao aceitar ir em busca do jovem monarca.

Algumas das personagens fazem referência às canções gravadas por Calcanhotto no álbum. Alexandre trata-se da canção homônima lançada originalmente por Caetano Veloso em 1997 em seu disco Livro. Já o reino Particumdum, onde vive o jovem monarca, é referência a canção-título composta por Calcanhotto com Dé Palmeira.

Por fim, o Leão suspeito de sequestrar o jovem príncipe é uma referência a Um Leão Está Solto nas Ruas, clássico da Jovem Guarda composto por Rossini Pinto e lançado por Roberto Carlos em 1964, que não fez parte do disco de Calcanhotto, mas entrou no show de divulgação do álbum, e no DVD que registra o espetáculo.

Entre as outras canções que compõem o musical estão Ringtone do Amor (Adriana Calcanhotto), Alface (Augusto de Campos/ Cid Campos), Menina, Menino (Adriana Calcanhotto), o clássico O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos/ Ferreira Gullar) e O Homem Deu Nome a Todos os Animais, versão de Zé Ramalho para Man Gave Name To All The Animals, de Bob Dylan.

O espetáculo fica em cartaz até o dia 01 de dezembro, com sessões aos sábados e domingos, sempre às 16h. O elenco é formado por Caju Bezerra, Felipe Rocha, Léo Bahia, Polly Marinho, Thaís Belchior e Thiago Catarino, com texto assinado por Adriana Falcão e Matheus Torreão.

Este é o segundo projeto baseado num disco do projeto Partimpim. O primeiro, Lá Dentro tem Coisa, com texto também de Adriana Falcão, acompanhada de Vinicius Calderoni e Rafael Gomes, foi montado em 2018, sob a direção de Renato Linhares. Os ingressos para Baile Particumdum custam de R$ 30,00 (meia) a R$ 60,00 (inteira).

Baile Particumdum | Foto: Leo Aversa