Camila Pitanga vive papel que foi de Cate Blanchett em peça de Tchekhov inédita no Brasil

Montagem Camila Pitanga e Cate Blanchett

Em 2017, a atriz Cate Blanchett fez sua primeira aparição na Broadway na montagem de The Present, peça escrita em meados de 1880 pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov e um dos marcos iniciais de sua obra. Na peça, Blanchett levou uma indicação ao Tony ao dar vida a jovem viúva Anna Petrovna, uma mulher entediada e fatalista que, durante um jantar, promove um jogo inconsequente com seus convidados.

Inédito no Brasil, Platonov (peça que originou a adaptação) The Present chega a São Paulo sob adaptação da Companhia Brasileira de Teatro com título de Por que não Vivemos? questionamento central da obra escrita quando  dramaturgo russo não tinha mais de 20 anos, e descoberta apenas após sua morte. Camila Pitanga encabeça o elenco do espetáculo que estreia no dia 14 de fevereiro no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, no papel de Anna Petrovna.

Por que não Vivemos? gra em torno da figura de Platonov, aristocrata falido que, para sobreviver, se torna professor. Admirado e invejado, nutre total desprezo pela sociedade que o cerca e guarda um ódio edipiano por seu falecido pai. Durante um jantar promovido na fazenda da jovem viúva Anna, se reencontra com Sofia, um antigo amor, que ainda lhe desperta o sentimento de total desespero apaixonado.

A peça marca o retorno da Companhia Brasileira de Teatro à dramaturgia clássica após uma série de trabalhos voltados para a produção de obras inéditas, como Preto (2017) e Bem-Vindos a Espécie Humana (219), além de obras de dramaturgos contemporâneos, como Esta Criança (2012) e Krum (2015).

Contudo, o desejo de mergulhar na obra de Tchekhov data de 2009, quando o grupo já desejava montar o espetáculo inédito no Brasil. Foram precisos dez anos até que o trio Marcio Abreu, Nadja Naira e Giovana Soar se dedicasse a obra que estreou em 2019 no Rio de Janeiro e seguiu em turnê por cidades como Brasília e Belo Horizonte antes de aportar na terra da garoa para duas curtas temporadas, de 14 de fevereiro a 01 de março, e depois de 20 de março a 19 de abril.

Por que não Vivemos? fica em cartaz de quinta-feira a domingo, com sessões às 20h (quinta a sábado) e às 19h (domingos). Os ingressos custam de R$ 15,00 (meia) a R$ 30,00 (inteira).

Notícias relacionadas