MITsp chega a sexta edição com peças de temáticas intensas

Estreia do MITsp 2019 acontece com peça A Repetição. História(s) do Teatro (I), da Bélgica. Crédito da foto: Michiel Devijver.

A sexta edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) acontece entre os dias 14 e 24 de março em diversos espaços da cidade. Com espetáculos de impacto na experimentação e na investigação da linguagem cênica, o público confere nove montagens internacionais com legenda simultâneas de países como Chile, Congo, Itália, Reino Unido e Suíça. Também haverá dez peças nacionais, além de ações pedagógicas e seminários em paralelo aos espetáculos.

O MIT abre a programação no Auditório do Ibirapuera após uma cerimônia com A Repetição. História(s) do Teatro (I) (The Repetition. Histoire(s) Du Théâtre (I)), do diretor suíço Milo Rau, artista internacional em foco desta edição. A peça recria com atores profissionais e não profissionais um caso de violência que chocou a cidade de Liège, na Bélgica, em 2012.

A frente de uma central de criação multimídia, o International Institute of Political Murder, o vencedor do European Theatre Prize, Milo Rau também traz ao Brasil outras duas obras. Cinco Peças Fáceis (Five Easy Pieces) e Compaixão: A História da Metralhadora (Compassion: The History of the Machine Gun). Milo é um dos maiores diretores teatrais da atualidade e coloca em cena trabalhos que unem teatro, cinema e documentário.

Com trabalhos de experimentação cênica e diálogo com questões do Brasil atual, três artistas brasileiros estreiam com peças na Mostra. Manifesto Transpofágico, de Renata Carvalho. A Boba, de Wagner Schwartz. E Altamira 2042, de Gabriela Carneiro da Cunha.

A programação completa pode ser conferida no aplicativo ou site oficial da MITsp. Os ingressos variam entre a gratuidade e R$ 40. Concorrido, muitos já estão esgotados desde o primeiro dia em que ficaram disponíveis à venda. Sesi, Sesc, Itaú Cultural, Teatro Sérgio Cardoso e Teatro Porto Seguro são alguns dos locais que recebem as peças do MITsp.

Notícias relacionadas